Thursday, March 20, 2008

Irresistível

Ela vai e vem, ano após ano. Romântica, perfumada, sensual, e absolutamente exuberante nas cores em que se apresenta. Os pássaros anunciam-na, e quando chega não passa despercebida. Por mais distraídos, dela não nos conseguimos alhear, pelo enorme fôlego de esperança que nos transmite. De olhos fechados visualizá-la-íamos em qualquer hora, ou qualquer lugar. Ninguém lhe fica indiferente, e se Vivaldi a imortalizou, Botticelli deu-lhe identidade através de uma figura alegórica repleta de beleza. Até nas maiores obras literárias como em Hemingway recebeu lugar de destaque. Mas é a Natureza quem a melhor retrata. Quando chega é para todos, e a sua luz intensa inunda-nos o mundo, explodindo fertilidade. Ainda que efémera, e apenas de passagem, ela está definitivamente aí. Bem-vinda seja a Primavera, e que ninguém deixe de a desfrutar ao máximo enquanto dura!

As árvores que nos inspiram

Pensa-se ter sido em 1827 no estado do Nebraska, nos Estados Unidos, que surgiu a ideia do dia da árvore, dedicado à divulgação dos seus benefícios. Em Portugal, foi em 1907 que pela primeira vez se realizou uma verdadeira festa de culto, à semelhança do que então já se fazia em muitos outros países, graças em parte à acção do jornal O Século. Esta comemoração que fora interrompida, viria mais tarde a ser reeditada, passando a dia mundial da floresta, a 21 de Março.
As árvores são verdadeiros símbolos da natureza, que nos enriquecem o património natural, reduzem o vento, e a poluição atmosférica, melhoram a regularidade das chuvas, e nos embelezam as cidades tornando-se no habitat perfeito para inúmeras espécies de aves. Através dos tempos sempre exerceram um fascínio sobre o Homem, sendo presença constante, em lendas e tradições pelo mundo fora. As árvores ultrapassam largamente os homens em dimensão, em altura e em longevidade, quase parecendo eternas.

À sombra de uma árvore
o tempo já não é o tempo
mas a magia de um instante que começa sem fim

António Ramos Rosa