Sunday, July 1, 2012

A ganância


Era uma vez uma galinha muito especial. À primeira vista parecia igualzinha às outras, comia milho como elas, cacarejava, e punha ovos como todas as outras... Ora, era mesmo por isso que a galinha desta história era muito especial. Ela punha ovos de ouro.
Quando o dono descobriu, ficou muito contente pois logo pensou que os seus problemas iam terminar. Mas o homem começou a cansar-se de ter de esperar sempre pelo dia seguinte para ter mais um ovo. Até que a sua paciência se esgotou e teve vontade de ficar rico mais depressa.
Acreditava que dentro da galinha havia um tesouro, e que a sua barriga estava cheia de ovos valiosos! -" Vou matar a galinha. Vou abri-la e ficarei rico para sempre. Já estou farto de esperar".
Mal o pensou, logo o fez, mas também imediatamente se arrependeu, pois, assim que viu a galinha por dentro, percebeu que ela era igual a todas as outras galinhas da sua capoeira e que não havia tesouro. Agora, a única coisa que podia fazer com ela era uma rica canja para matar a fome porque quem tudo quer, tudo perde.

fábula de Esopo