Friday, May 30, 2008

Wish me luck

De há dias para cá que não tenho feito outra coisa, senão repetir, vezes sem conta, até à exaustão!? No carro, debaixo de água, no jacuzzi, em frente ao espelho do guarda-fato, pachorrentamente saboreando uma chávena de «earl grey», ou um tinto do Douro, de olhos fechados, sentindo na cara o tímido sol, no jardim, em suma, qualquer pausa nos meus atribulados dias, tem servido de cenário de aprendizagem, para o que se poderá converter no Momento da minha vida! Voilà! Pois eis que daqui a umas horas subirei ao palco, numa peça sobre identidades. E nada é mais globalizante hoje em dia do que uma boa identidade, sobretudo quando me calhou em rifa o V Império!? Sim, aquele velho sonho do Padre António Vieira, entre outros, de ajudar Portugal a recuperar a sua antiga grandeza, e glória! Inspirado em profecias bíblicas, ali o palco estaria representado pelo tempo, de ordem espiritual, emergindo como um projecto político-religioso, um pouco retórico até! Exceptuando um receio avassalador, de num qualquer bloqueamento total, ser engolida pelo medo, na presença de algumas centenas de pessoas, sinto-me calma, pois amanhã, ou me transformarei em objecto de escárnio, ou na verdadeira «Star»!

…. «Hoje não nos expandimos sulcando as ondas, olhando os espaços azuis…. Tudo já foi descoberto e conquistado. Temos que desenvolver a cultura, a ciência, o v império!»
Perguntam-me os jograis na retaguarda: - O que é isso do v império? E eu respondo-lhes com firmeza: - O v império não é mais que a expansão pela evolução, pelo desenvolvimento intelectual, é a poesia, as obras literárias, as descobertas científicas, e o desenvolvimento da nossa língua, para além das nossas fronteiras». (Da autoria da encenadora Zizi Magalhães)