Monday, March 2, 2009

Traço de união

Há um carácter de urgência duma experiência diferente, de onde ressaltem outras imagens, lugares recônditos e outras gentes, que de preferência possa captar. A observação do mundo, o que me não escapa à percepção, a espectacularidade, o desconhecido, tudo que me retenha a atenção. Há um ano, quando da minha última visita a certeza era outra, e suscitava ansiedade de quem iria ganhar as eleições. Agora, com o desemprego, a quebra de consumo, e o acentuar das desigualdades o mais provável é ir de encontro a um sentimento de insatisfação social, a exigir renovação de políticas, e uma sociedade mais dinâmica por parte do novo homem providencial!
As viagens levam-nos a percorrer diferentes caminhos à medida que a vida avança, marcando rostos, e guardando memórias de momentos, sempre em constante desafio. Mas, nesta em particular é ela que sai da aventura, e se confunde com as expectativas ultrapassando a esperança. São estes episódios esporádicos que acrescentam, e nos tornam indissociavelmente ligadas.

O que é transforma-se no que foi, com a melancolia que arrasta o sentimento da passagem, como se o rio pudesse parar para sempre no instante em que a felicidade parece suspender o seu curso.
Nuno Júdice