Vou deixar a poeira assentar, e por uns dias partir para novas descobertas. Pode ser que quando regressar, se deixe de falar tanto sobre nada, e que o clima de conflito entretanto se dissipe. O que de momento mais me aflige, é a desconfiança, o baralhar de dados, o que é mal explicado, e não é esclarecedor, e o que gera dúvidas perante a falta de factos concretos, que ameaçam a governabilidade, quando a prioridade é a estabilidade do País.
Wednesday, September 30, 2009
Tuesday, September 29, 2009
Estado de ânimo
Esculpidas para fazer inveja, sem vestígios de gordura, peles maravilhosas sem flacidez, pernas extensas, cabelos brilhantes em diferentes tonalidades, curvas acentuadas, e sobrancelhas perfeitas, em corpos saudáveis verdadeiramente de arrasar! Quem disse que a beleza vem de dentro? Aconteceu no fim-de-semana, na eleição de Miss Algarve Mais 2009.
Sunday, September 27, 2009
Hora de almoço
Hoje há visitas cá em casa, e para quem não dispensa uma alimentação equilibrada, é aos mares gelados do árctico que o vamos buscar para as nossas mesas. Lascado, envolvido num refogado de cebola e tomates, juntamente com batatas fritas, e molho bechamel perfumado a noz-moscada, é assim que vai ao forno a gratinar. A acompanhar, uma salada de rúcula temperada com vinagrete e coentros picados. E, porque a imaginação conta, estes momentos especiais em família ou com amigos, tornam-se numa oportunidade para reinventar, aproveitando segredos guardados, na inspiração do momento. Quando o bacalhau se apresentar dourado, está pronto a ser degustado, servido com um vinho verde, leve e aromático. Um brinde a todos os que por aqui passam!
Friday, September 25, 2009
Jogos de poder
Tentou passar-se a mensagem, cumprindo-se o guião à risca. Utilizadores da palavra, não recusaram cumprimentos, preenchendo expectativas. Centrada em figuras que marcaram o tom, o futuro colectivo estará em breve à vista. Para lá da verbalização, de toda a capacidade dialéctica, das piscadelas de olho, e de soluções de compromisso assombradas pelo poder e contrapoder, o desfecho final traduzir-se-á sempre pela vontade popular.
Monday, September 21, 2009
Mais alto
O dia internacional da paz levou-nos a reflectir sobre o nosso estado interior, quando o corpo apenas deve servir de veículo para nos movimentarmos. Desligando-nos da atenção do mundo físico, logo nos apercebemos que cada um de nós representa uma minúscula molécula, tão pura e elevada que se individualiza de todas as demais. É então que tal e qual uma centelha de luz, evocando a paz absoluta experimentamos raios subtis, e ondas de poderosa energia, com origem no amor universal. Como seres despojados, mergulhamos num oceano de harmonia, repleto dos mais variados tesouros espirituais, trazendo para a superfície uma a uma as jóias da verdade, da tolerância, da coragem, da esperança, e da felicidade, resgatando a perfeição na nossa parte mais íntima, numa outra dimensão de luz, para além do sol e das estrelas, eternamente unificados a uma consciência superior.
Saturday, September 19, 2009
Um olhar a mais
Friday, September 18, 2009
Em meu redor
Bem-vindos ao meu jardim, onde aproveito momentos de pausa para absorver a energia do sol, ou acolher a imagem da lua no céu nocturno. Sentir as diferentes fragrâncias permite-me desligar dos dias de maior frenesim, absorta entre as cores quentes da terra, e a suavidade da sombra como formas de introspecção.
Sunday, September 13, 2009
Convicções
Algumas visões mais reducionistas limitam-se unicamente ao preto e ao branco, e ao tentar impor-nos os seus conceitos, esquecem-se poder estar longe da verdade. Embora a realidade seja sempre relativa, um conjunto de opiniões que nos leva a crer ser único e válido, sujeita-se a ser rejeitado. Por vezes esses critérios de uma certeza absoluta a respeito de tudo e de nada passam de geração em geração induzindo-nos a uma forma de raciocínio incorrecta em que apenas herdamos valores, de acordo com opiniões formadas ao longo de gerações. Na medida em que procuramos novos horizontes reformulamos todo um paradigma muitas vezes incompatível com as certezas dominantes.
Friday, September 11, 2009
Felicidade
A felicidade sentava-se
todos os dias ao peitoril da janela.
Tinha feições de menino inconsolável.
Um menino impúbere
ainda sem amor para ninguém,
gostando apenas de demorar as mãos
ou de roçar lentamente o cabelo
pelas faces humanas.
E, como menino que era,
achava um grande mistério
no seu próprio nome.
todos os dias ao peitoril da janela.
Tinha feições de menino inconsolável.
Um menino impúbere
ainda sem amor para ninguém,
gostando apenas de demorar as mãos
ou de roçar lentamente o cabelo
pelas faces humanas.
E, como menino que era,
achava um grande mistério
no seu próprio nome.
Jorge de Sena
Thursday, September 10, 2009
Wednesday, September 9, 2009
Pontos em jogo
Sem margem para erro, na contagem decrescente para o tudo ou nada, não baixar os braços enquanto matematicamente possível, poderá garantir-nos o apuramento. Com os nervos à flor da pele, continuar a lutar após um percurso errante caracterizado pela falta de ideias à procura do caminho certo, leva-nos a manter a esperança. Acreditar que é possível no decisivo embate desta noite, torna-se assim o nosso grau de exigência. Um eventual fracasso traria consequências financeiras catastróficas, a descida do ranking da FIFA atrás de equipas sem qualquer expressão significativa, e a desvalorização dos passes dos jogadores no seio da equipa. Resta saber se este projecto se esgota agora, ou está muito para além de 2010.
Monday, September 7, 2009
Jogos de cenários
De terra em terra, enchem-se autocarros, demarcam-se territórios, e soltam-se sorrisos provando-se beijos. Entre a crise e a pandemia leva-se a campanha às costas, e quer se queira quer não entramos na engrenagem. O clima é de arruada, por vezes demasiado encenado, com pouca manobra entre a falta de dinheiro e o receio da gripe, quando o posto de trabalho pode estar ameaçado. O combate é ideológico, a cobertura mediática, e para o melhor e o pior medem-se forças nas feiras, em convívios, no palco televisivo, e por essas terriolas fora no meio de apertos e encontrões, em dias verdadeiramente alucinantes. Traçam-se diferenças, e lança-se a discussão, existindo riscos controlados entre o que é esclarecedor, e o que o não é, e ainda o que nada acrescenta. A habilidade retórica, as novas promessas, e os trunfos que se guardam determinam a qualidade do elenco, porque a política não passa de ficção.
Tuesday, September 1, 2009
Enquadramento
A janela da cozinha garante-me a vista para o jardim, onde o verde ressalta em grande impacto visual. Do vaso, no parapeito, chega-me o fresco aroma a hortelã que utilizo em infusões, nas sopas geladas de Verão, e quando tempero o borrego, com o alho bem esmagado, antes de o levar a corar. O tom da vegetação proporciona-me uma sensação de harmonia e bem-estar, reforçando-me a inspiração na arte de cozinhar. É esta a janela que serve de ligação entre os espaços interior e exterior, que esbate quaisquer barreiras impossíveis de identificar.
Subscribe to:
Posts (Atom)