Saturday, October 31, 2009

Noite perversa


Remonta à tradição do povo celta, que acreditava que a partir do pôr-do-sol do último dia de Outubro, os espíritos abandonariam os cemitérios para visitar as suas antigas famílias, guiando-as até ao outro mundo. Para amedrontar esses fantasmas, eram utilizados vários tipos de simbologia, tais como gatos pretos, abóboras enfeitadas, vampiros, caveiras, e esqueletos, que nos dias de hoje são comercializados simplesmente para nos divertir. Foi com essa disposição que me aliei a um grupo de amigos, que em casa da Fátima, em Paderne, juntamente com a sua filha Nicole amavelmente nos receberam para um lanche, onde não faltaram as guloseimas, nem a superstição.

Friday, October 30, 2009

Espaço de leitura


Trazer o prazer de ler para o dia-a-dia, valorizando a sua importância para a sociedade, é o grande desafio. E, despertando a curiosidade pelos textos e pelas palavras, em mais uma sessão enalteceu-se esses mesmos hábitos, esta manhã, na biblioteca da Escola Dr. Francisco Cabrita, em agradável convívio com uma turma de crianças do 5º ano.

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.


As árvores e os livros de Jorge Sousa Braga

Wednesday, October 28, 2009

Expressão corporal



Não é preciso saber dançar, apenas estar disponível para se soltar, e pouco a pouco expressar as suas emoções através de gestos e movimentos. De uma forma espontânea, a música serve-nos de estímulo quebrando quaisquer barreiras. E, às tantas, a criatividade toma conta de nós, aumentando-nos a energia, num processo que exige uma certa ousadia, para que cada um desenvolva as suas próprias fantasias. O palco é o spa do Hotel Real Bellavista. E o encontro realiza-se todas as 4ªas feiras pelas 19,30h, com o professor Nuno. Se quiser brilhar, apareça!

Saturday, October 24, 2009

Essência Milenar


Porque a casa que habitamos, e onde passamos grande parte das nossas vidas, desempenha um papel vital na nossa saúde e bem-estar, fui aprender como na prática, através da aplicação do Baguá, criamos à nossa volta a tão desejada harmonia. Utilizando os cinco elementos energéticos (água, fogo, madeira, metal, e terra), o dualismo Yin e Yang, e as cores adequadas, favorecemos o fluxo energético do chi, em total equilíbrio com o universo.

Friday, October 23, 2009

Da terra e do sol

Há dias meti as mãos na terra, sujei a roupa, e plantei umas sementinhas que são as mais recentes presenças do meu jardim. Ao longo das semanas, irei regá-las e apaparicá-las na esperança que dos meus cuidados e dedicação, lá para a Primavera possam florescer. Com sorte, pode mesmo dar-se o caso de uma segunda floração, e ainda que menos abundante, é provável que através do crescimento rápido que as caracteriza, me veja repentinamente rodeada de lilases e azuis intensos, em longos e perfumados cachos pendentes, reais, ou inventados no traçado incompleto da imaginação.


Cansado de caminhar
alojei-me
entre as glicínias

Matsuo Bashô

Tuesday, October 20, 2009

Linha de produção

Os tamanhos variam. Os modelos também. Mais altas, mais largas, maciças, com frisos, e por vezes desenhos, quer na vertical, quer na horizontal. Porque o conforto das nossas casas, mesmo as mais antigas, a gritar por restauro, começa exactamente por portas de toda a forma, feitio, e colorido, registadas numa tarde de chuva, em Olhão.

Sunday, October 18, 2009

Para além do pó

Apesar de bastante organizada, confesso não primar pela arrumação. Aliás, diariamente desarrumo a secretária, simplesmente para encontrar os papéis que necessito!? Afinal, o segredo está em saber guardar de uma forma ordenada, e sistemática. Num dia repleto de sol, troquei a praia por uma inadiável missão, e numa cozinha em que cada milímetro é precioso, lancei mãos-à-obra, e após limpeza profunda, deitei fora o que se avolumava nas prateleiras, e escondido me enchia cantos e recantos, descobrindo espaços que nem imaginava com resultados à vista!

Saturday, October 17, 2009

O urbanismo turístico


«O estudo da relação entre Território e turismo exige, entre outros, voar para áreas turísticas, calcorreá-las em automóvel e, depois, paciente investigação para procurar compreender como o turismo transforma a Paisagem. A expressão «o turismo destruiu o Algarve» é um excesso de linguagem de conotação negativa, pouco compatível com uma análise serena da realidade.»

Sérgio Palma Brito

Friday, October 16, 2009

Ementa Saudável


Uma alimentação correcta é fundamental para a saúde, e nesta sexta-feira em que se comemora o dia mundial da alimentação, reuni-me com um grupo de amigos no Restaurante Delight, excluindo a carne das nossas ementas. Mas, porque um menu saudável não tem propriamente de estar desligado do prazer de um bom almoço, pode ser que daqui para diante alguns dos nossos maus hábitos se vão modificando, e menos expostos a tantos factores de risco, pouco e pouco passemos a ter uma maior consciencialização do que devemos ou não ingerir.

Wednesday, October 14, 2009

Fluir de energias

Reorganizar os espaços de forma a aumentar a nossa vitalidade é o objectivo. Para isso o Feng Shui ajuda-nos a encontrar o equilíbrio através de cores, curas, e atitudes, em plena harmonia com a Natureza, criando ambientes que favorecem a nossa felicidade. No próximo dia 24 de Outubro terá lugar na Biblioteca Municipal de Albufeira um workshop promovido pelo Centro Tibetano de Faro dedicado a esta arte milenar chinesa, que contribuirá para movimentar a energia chi favorecendo-nos o destino.

Tuesday, October 13, 2009

Registo do tempo

Super movimentada na estação alta, para quem como eu busca a tranquilidade, é na praia semi-deserta que encontro abrigo. Ao caminhar pela vegetação rasteira, a poucos metros da areia clara e fina, vou-me aproximando do mar de águas cristalinas e sem ondulação. É na paisagem extensa que o céu e o Atlântico se confundem num só, entre aglomerados de rochas e o incomparável pôr-do-sol, num espaço verdadeiramente mágico, onde guardo as memórias de mais um Verão.

O que é o espaço
Senão o intervalo
Por onde
O pensamento desliza
Imaginando imagens?

Ana Hatherly

Sunday, October 11, 2009

Contrastes

As altas temperaturas e os raios de luz intensa, continuam sem nos querer deixar. Enquanto noutros pontos do globo, haverá por estes dias quem enfrente o seu Inverno, os tons vibrantes e as fragrâncias das flores que me embelezam o jardim, continuam a acrescentar prazer, e a alegria que sobrou do Verão!

Friday, October 9, 2009

O perfume das palavras

Foi um sonho que eu tive:
Era uma grande estrela de papel,
Um cordel
E um menino de bibe.

O menino tinha lançado a estrela
Com ar de quem semeia uma ilusão;
E a estrela ia subindo, azul e amarela,
Presa pelo cordel à sua mão.

Mas tão alto subiu
Que deixou de ser estrela de papel.
E o menino, ao vê-la assim, sorriu
E cortou-lhe o cordel.
Brinquedo de Miguel Torga

Wednesday, October 7, 2009

Homenagem a Lídia Jorge


«Como objecto simbólico, instrumento de difusão do saber e do conhecimento, e objecto duma indústria rentável, o livro padece dos sobressaltos da mudança, mas continua a ser, de entre os bens culturais, aquele que em situação alguma surge como dispensável.»

Contrato Sentimental de Lídia Jorge

Memória histórica

Na viagem por Marrocos Arzila surge tranquilamente à beira-mar, separada pela muralha que marca a presença portuguesa no passado. Volto a caminhar pela estreiteza das ruas, onde o branco e vários tons de azul do céu e do mar, são imagens recorrentes de um território sem limites, carregado de expectativas.


Historical memory - On the trip through Morocco Arzila appears with tranquillity by the sea side, separated by the wall that marks the Portuguese presence from the past. Again I tend to walk through the narrow streets, where white and several tones of blue from the sky and the sea are recurring images of an unlimited territory, filled with expectations.