Nasceu em Angola, cresceu em Aveiro, durante dez longos anos leu tudo o que havia para ler, até à exaustão, e escreveu ainda mais, sem contar nada a ninguém. Depois, repentinamente, resolveu publicar, tornando-se na revelação da nova geração da literatura portuguesa. Tudo isto registei sexta-feira feira à noite, acerca de Gonçalo M. Tavares – alvo de discussão, no primeiro dos 3 ciclos de leitura organizados pela Câmara Municipal. O ambiente magnificamente criado pela Paula foi deveras intimista, à luz de velas - um toque pessoal de felicitar, e entre o público presente de todas as idades, e a apresentadora do autor Luísa Monteiro, nada poderia ter corrido em mais perfeita sintonia. Para casa trouxemos um exemplar de «O Senhor Valéry» da edição Caminho, com ilustrações de Rachel Caiano, com o qual Gonçalo M. Tavares foi distinguido em 2002 com o Prémio Branquinho da Fonseca, pela Fundação Calouste Gulbenkian, e Jornal Expresso. Após leitura in loco de 4 das vinte e cinco breves histórias, que fazem parte de «O Senhor Valéry», este é apenas um de uma lista de outros senhores que se seguem, pertença de O Bairro, sempre à volta de curtos episódios lógicos, que se resumem a um excelente desafio de inteligência, à descoberta de como interpretamos os diferentes comportamentos humanos. No geral a noite agradou, e é com expectativa que aguardamos pela segunda sessão, no próximo dia 18 de Abril, no mesmo local, e à mesma hora – iniciativas da agenda mediática da Biblioteca Municipal, da máxima importância para o desenvolvimento cultural de Albufeira.
Saturday, March 29, 2008
Alargar visões
Thursday, March 27, 2008
No palco
Na era medieval o teatro foi utilizado como veículo de propagação de conteúdos bíblicos, entrando em declínio a partir de meados do século XVI. Nesta altura Gil Vicente surge-nos como o pai do teatro português, quando da passagem da idade média para o Renascimento. Neste Dia Mundial do Teatro brindemos a esta tão nobre arte de representar.
Wednesday, March 26, 2008
Contagiante alegria
Doce e suave, a verdadeira grandeza da Marta está na sua simplicidade, que merece a minha mais elevada amizade e estima. Que esta maravilhosa experiência, mantenha em profunda sintonia, o vínculo afectivo entre esta encantadora jovem mãe, e o seu mais-que-tudo recém-nascido.
Monday, March 24, 2008
O berço
Make a slideshow - it's easy! |
Ligado à fundação do Condado Portucalense, e a épicas lutas, o Castelo de Guimarães evoca todo o heroísmo que envolve o início da nossa História. Neste castelo terá nascido D. Afonso Henriques, que resistiu ao ataque das forças do rei Afonso VII de Leão, em 1127, voltando a derrotar no ano seguinte sua mãe D. Teresa, no campo de S. Mamede, nas imediações. Até finais do séc. XIV no castelo de Guimarães protagonizaram-se heróicos combates para a defesa da integridade do jovem reino de Portugal, abalado por questões dinásticas com Castela, que tornavam vulnerável a sua independência. O centro histórico de Guimarães, e o seu castelo foram classificados pela Unesco Património Mundial da Humanidade, informalmente eleito como uma das nossas 7 Maravilhas.
Sunday, March 23, 2008
Molhar os pés
Saturday, March 22, 2008
Pietà
Thursday, March 20, 2008
Irresistível
As árvores que nos inspiram
As árvores são verdadeiros símbolos da natureza, que nos enriquecem o património natural, reduzem o vento, e a poluição atmosférica, melhoram a regularidade das chuvas, e nos embelezam as cidades tornando-se no habitat perfeito para inúmeras espécies de aves. Através dos tempos sempre exerceram um fascínio sobre o Homem, sendo presença constante, em lendas e tradições pelo mundo fora. As árvores ultrapassam largamente os homens em dimensão, em altura e em longevidade, quase parecendo eternas.
À sombra de uma árvore
mas a magia de um instante que começa sem fim
António Ramos Rosa
Monday, March 17, 2008
Medo e fascínio
No outro dia voltei lá. Onde o mar nos molda a cultura, e faz qualquer um sentir-se pequenino diante da imensidão. Lá, mesmo no ponto mais ocidental da Europa, no grande promontório, onde mares dantes povoados de mistérios e visões fantásticas se cruzam, e a ligação da natureza com o Homem nos faz sentir mais perto de Deus! Património histórico repleto de experiência marítima, que a ciência, o imaginário, o movimento náutico, e a cartografia revolucionaram por completo. O lugar que imortaliza a memória do infante D. Henrique, através dum projecto ambicioso e idealista, de navegar mais longe. A escola de Sagres é a escola da vida - ponto de partida para todos os nossos sonhos!
Thursday, March 13, 2008
Tuesday, March 11, 2008
Gente calorosa
O espaço foi perfeito para acolher todos quantos quiseram participar numa tarde informal, que teve início com um magnífico cocktail, e se revelou repleta de iguarias, e bastante animada. Eu adorei, e espero que tivesse sido uma iniciativa para repetir, apreciando toda aquela paisagem natural, e tendo como anfitriã a Lurdes.
Ver registo fotográfico em www.uatialbufeira.blogspot.com
Sunday, March 9, 2008
Saturday, March 8, 2008
Alma de Mulher
Mulher que pensa com o coração,
age pela emoção e vence pelo amor.
Que vive milhões de emoções num só dia
e transmite cada uma delas num único olhar.
Que cobra de si a perfeição e vive
arrumando desculpas para os erros,
daqueles a quem ama.
Que hospeda no ventre outras almas, dá à luz
e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gera.
Que dá as asas, ensina a voar, mas que não quer ver partir
os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
Que se enfeita toda e perfuma o leito,
ainda que seu amor nem perceba mais tais detalhes.
Que como numa mágica transforma
em luz e sorriso as dores que sente na alma,
só pra ninguém notar.
E ainda tem que ser forte para dar os ombros
pra quem neles precise chorar.
Feliz do homem que por um dia souber,
entender a Alma da Mulher!!!
Lucinete Vieira